Trajetória dos 15 anos de implementação do Programa Saúde na Escola no Brasil

Autores/as

  • Lucas Agustinho Fernandes Universidade de Brasília (UNB) https://orcid.org/0000-0001-8019-6733
  • Helena Eri Shimizu Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0001-5612-5695
  • Priscila Fernandes do Prado Neto Ministério da Saúde (MS)
  • Fabiana Vieira Santos Azevedo Cavalcante Ministério da Saúde (MS)
  • Juliana Rezende Melo da Silva Ministério da Saúde (MS)
  • Raphael Câmara Medeiros Parente Ministério da Saúde (MS) https://orcid.org/0000-0001-8735-0967

Palabras clave:

Serviços de saúde escolar. Colaboração intersetorial. Promoção da saúde. Atenção Primária à Saúde. Política pública.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar a evolução da implementação do Programa saúde na Escola (PSE) ao longo dos 15 anos  no Brasil. Utilizou-se a abordagem  metodológica mista, envolvendo a  combinação de análise documental e  estudo ecológico com dados secundários de  2007 a 2021 registrados no processo  histórico de implementação do PSE no  Brasil. Observou-se que, nesses 15 anos, o  PSE avançou não somente impactando  expressivamente no percentual de  municípios que aderiram ao Programa, mas também na sua estrutura e formatação,  tendo o território como principal lócus do  seu desenvolvimento e a articulação entre  saúde e educação como a estratégia  propulsora de arranjos locais. Ademais, o  modelo de gestão intersetorial do PSE  auxilia a articulação das redes de saúde e  de educação de forma interfederativa. Portanto, esta análise histórica dá um  panorama da saúde escolar no Brasil sob o  prisma do PSE e provê a perspectiva de  aprimoramento necessária para a  continuidade sustentável e qualificada do  Programa.

Publicado

2023-06-27

Cómo citar

1.
Fernandes LA, Shimizu HE, Neto PF do P, Cavalcante FVSA, Silva JRM da, Parente RCM. Trajetória dos 15 anos de implementação do Programa Saúde na Escola no Brasil. Saúde debate [Internet]. 27 de junio de 2023 [citado 14 de marzo de 2025];46(especial 3 nov):13-28. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7587