Cuidado às famílias no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: uma pesquisaintervenção com trabalhadores

Autores/as

Palabras clave:

Serviços de saúde mental. Serviços de saúde da criança. Serviços de saúde do adolescente. Família. Indicadores de serviços.

Resumen

O presente estudo aborda o modo como profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) compreendem as famílias, o cuidado que deve ser ofertado às mesmas e a sua expressão em indicadores de avaliação. Realizamos uma avaliação de quarta geração, com embasamento teórico construtivista, que envolveu: a ofertade um curso de extensão para trabalhadores dos Capsi, a realização de Grupos de Apreciação Partilhada (GAP), com construção e validação de narrativas, culminando em oficinas de produção de consenso. Os participantes reconheceram a necessidade de realizar um registro sistemático de dados sobre as famílias‒em aspectos como arranjo e dinâmica familiar, renda, raça/cor e divisão do trabalho ‒a ser iniciado desde o momento do acolhimento para subsidiar a construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS).A necessidade de construir relações mais horizontais e sensíveis às diferenças socioculturais foi considerada um importante desafio. Para caminhar nas direções apontadas foram pactuados três indicadores quantitativos e um Guia de Boas Práticas. Trata-se de uma produçãoinédita no recorte da assistência a crianças e adolescentes, que atende acritérios de qualidade e dialoga com a literatura da área e ainda poderá ser utilizada nos Capsi, com eventuais adaptações de acordo ao contexto.

Publicado

2020-10-23

Cómo citar

1.
Bustamante V, Campos RO. Cuidado às famílias no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: uma pesquisaintervenção com trabalhadores. Saúde debate [Internet]. 23 de octubre de 2020 [citado 22 de octubre de 2024];44(especial 3 out):156-69. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/3857