.

Autores/as

  • Nelma Nunes da Silva Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Heloísa Garcia Claro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Gabriella de Andrade Boska Universidade de São Paulo (USP)
  • Mônica Silvia Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Ronédia Monteiro Bosque Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Palabras clave:

Serviços de saúde mental. Pesquisa sobre serviços de saúde. Satisfação do paciente. Grupo com ancestrais do continente africano.

Resumen

O artigo objetivou analisar comparativamente a satisfação de usuários negros e não negros de Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas de três estados brasileiros. Estudo quantitativo, transversal e avaliativo, com dados coletados por meio de entrevistas seguidas de análise inferencial. Participaram do estudo 707 usuários, a maioria homens, autodeclarados negros, com média de idade de 44 anos. Os resultados mostram que usuários negros e não negros estavam igualmente satisfeitos com a assistência ofertada, sobretudo com a competência e compreensão dos profissionais, acolhimento e ajuda recebida.  Os Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas são locais potentes para o cuidado de qualquer tipo de população com necessidades decorrentes do uso de substâncias.

Publicado

2022-06-05

Cómo citar

1.
Silva NN da, Oliveira MAF de, Claro HG, Fernandes IF de AL, Boska G de A, Oliveira MSR de, et al. Saúde debate [Internet]. 5 de junio de 2022 [citado 5 de febrero de 2025];44(127 out-dez):1201-13. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/3321

Número

Sección

Artículo Original