Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil
Palabras clave:
Relações interprofissionais. Recursos humanos. Política de saúde. Planejamento em saúde. Educação em saúde.Resumen
O processo de formação dos profissionais de saúde encontra-se no momento histórico de reformas orientado para o fortalecimento dos sistemas de saúde, com grandes desafios para esse novo século. A formação dos profissionais de saúde é um dos mais expressivos obstáculos para alcançar o fortalecimento dos sistemas de saúde ao efetivo atendimento das necessidades em saúde. Iniciativas para superação dos problemas relacionados à colaboração entre diferentes profissionais de saúde são tidas como prioridades para o fortalecimento dos sistemas de saúde. Partindo da necessidade de formar profissionais de saúde mais aptos à colaboração para o trabalho em equipe é que a educação interprofissional (EIP) começa a ser valorizada em todo mundo. O objetivo desse ensaio é refletir sobre os aspectos que demonstram a incorporação dos pressupostos da EIP nas políticas de formação em saúde do Brasil. Recentemente o Brasil vem incorporando de forma mais clara os pressupostos da EIP nas políticas de reorientação da formação em saúde. Observa-se que esse aspecto se intensificou nos últimos dois anos. A EIP aparece de forma explícita na reformulação de políticas, o que pode ser atribuído ao reconhecimento dos formuladores de políticas para a importância do tema no processo de formação dos profissionais de saúde.
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