Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar. Prevenção de doenças. Promoção da Saúde.

Resumo

Esta revisão reflete sobre a fundamentação e os eixos do Programa Saúde na Escola(PSE) e sua articulação com as concepções de Promoção da Saúde (PS). A revisão integrativa permite combinar estudos com diferentes abordagens metodológicas e foi realizada nas bases científicas nacionais. Os 38 artigos selecionados foram agrupados e analisados consoante os eixos de ação presentes na normativa do PSE. Aspectos conceituais e metodológicos adotados na concepção e na operacionalização dos estudos e da PS foram analisados criticamente. Referenciais de PS na diretriz do programa e na maior parte dos estudos se misturam ao modelo preventivista, centrado em ações fragmentadas e individualizadas. Pesquisas sobre o PSE devem aproximar teoria e prática, fortalecendo princípios como integralidade (do saber, do sujeito e do cuidado), intersetorialidade (metodológica e prática) e participação social, e reconhecer os determinantes sociais da saúde.

Downloads

Publicado

2022-04-02

Como Citar

1.
Lopes IE, Nogueira JAD, Rocha DG. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde debate [Internet]. 2º de abril de 2022 [citado 14º de março de 2025];42(118 jul-set):773-89. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/333