PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos

Autores

Palavras-chave:

Serviços de integração docente-assistencial. Educação permanente. Educação superior. Políticas públicas de saúde. Formação de recursos humanos.

Resumo

Este artigo buscou analisar a edição mais recente do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET- Saúde/GraduaSUS, resgatando os seus antecedentes, estabelecendo um comparativo com as edições anteriores e  descrevendo o cenário de distribuição dos projetos aprovados. Para tanto, empreendeu-se apreciação documental dos oito  editais do programa e análise estatística descritiva de dados secundários disponíveis no Sistema de Informações Gerenciais  do PET-Saúde. Como diferenciais da edição GraduaSUS, cita-se o estímulo à participação mais ativa dos serviços de saúde  na definição e coordenação das ações a serem implementadas pelos grupos tutoriais e o fomento ao desenvolvimento  docente e da preceptoria. O panorama de distribuição dos projetos aprovados, com número de grupos e bolsistas,  acompanha o cenário de concentração de instituições de ensino superior entre as regiões e os estados brasileiros. Verificou- se que o PET-Saúde/GraduaSUS agregou cursos de graduação de diferentes categorias, oportunizando e/ou ampliando a  participação daquelas ainda pouco inseridas nos cenários da Atenção Básica, e mobilizou a inclusão de um número expressivo de voluntários e de parcerias entre instituições de ensino localizadas no mesmo território de atuação. 

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

1.
França T, Magnago C, Santos MR dos, Belisário S de A, Silva CBG. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde debate [Internet]. 3º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];42(especial 2 out):286-301. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/903