Contribuições de Paulo Freire para a melhoria da relação médico-paciente
Palabras clave:
Relações médico-paciente, Educação em saúde, Educação médica, Medicina de família e comunidade, Atenção Primária à SaúdeResumen
Uma ‘boa’ relação médico-paciente é fundamental para uma prática clínica efetiva no Sistema Único de Saúde. Pesquisas apontaram problemas de comunicação, assimetria de poder e desconsideração da situação existencial e da agenda dos usuários. Paulo Freire tratou de temas similares na educação, sendo menos aproveitado para ensino e prática da condução dos atendimentos médicos. O objetivo deste ensaio foi sintetizar contribuições das ideias freireanas para construção/melhoria da relação médico-paciente em contexto clínico ambulatorial. Metodologicamente, foi realizada uma análise de literatura articulando aspectos da relação médico-paciente e ideias de Freire. A análise consistiu de leitura e síntese livre de obras selecionadas sobre a relação clínica e das ideias contidas nos principais livros de Freire, consideradas pertinentes a essa temática (primeiro e segundo tópicos do artigo). Seguiu-se uma síntese das contribuições freireanas, organizadas em cinco temas: reforço ao desafio de desviar da objetificação do paciente; concepção emancipadora, crítica e participativa da relação médico-paciente e dos seus aspectos educativos; importância do mundo da vida dos pacientes; importância de abrir e manter o diálogo; ‘bem’ manejar as dinâmicas de poder. As ideias de freireanas continuam muito relevantes e contribuem para o ensino e a melhoria da prática clínica ambulatorial.
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