Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Marcelo Schenk de Azambuja Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0000-0002-9811-1459
  • Andrea Wander Bonamigo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0000-0001-6435-704X

Palavras-chave:

Educação continuada. Saúde da família. Atenção Primária à Saúde.

Resumo

A Educação Permanente em Saúde está presente nos serviços de saúde, sendo o processo pelo qual as equipes buscam o aperfeiçoamento, a organização e a qualificação das ações. Objetivou-se analisar facilidades e dificuldades na realização da Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou a técnica de pesquisa-ação. Como facilidades tem-se a utilização de metodologias ativas, integração da equipe, abertura da gestão e planejamento das atividades. E como dificuldades, a falta de participação dos profissionais, sobrecarga de trabalho, infraestrutura, desvalorização de alguns saberes e incompreensão dos métodos utilizados.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

1.
Pinheiro GEW, Azambuja MS de, Bonamigo AW. Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. Saúde debate [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];42(especial 4 dez):187-9. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/8634