Práticas educativas de nutricionistas: perspectivas educativas manifestadas no PSE

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde. Promoção da saúde. Nutrição. Serviços de saúde escolar. Pesquisa qualitativa.

Resumo

A educação em saúde constitui processo de produção do conhecimento que amplia a consciência crítica e reflexiva das pessoas.  O objetivo do estudo foi analisar as práticas  educativas de nutricionistas no Programa  Saúde na Escola relacionadas com as  perspectivas educativas. Estudo qualitativo,  explicativo, realizado por meio de  entrevistas semiestruturadas com 22  nutricionistas em 10 municípios-sede de  regiões de saúde do estado do Piauí. As  entrevistas foram transcritas e analisadas,  segundo análise de conteúdo de Bardin.  Após essa análise, foram submetidas ao  software IRaMuTeQ e apresentadas em nuvens de palavras e análise de similitude.  A prática educativa foi relacionada como  orientação, repasse e intervenção. O  planejamento de ações, o diagnóstico  situacional, o tempo e os recursos são  considerados nos relatos para execução das práticas. Quanto às condições de  saúde,  nem sempre as escolas informam aos  profissionais as demandas de ações. Para  os partícipes, a saúde é protagonista no  enfrentamento dessas ações, e há ausência  da intersetorialidade entre educação e  saúde. As práticas educativas, de modo geral, acontecem pautadas na transmissão  do conhecimento, mudanças de  comportamentos e de cunho autoritário. O  estudo sugere outra perspectiva de  educação em saúde, com a participação da  sociedade, centrada na autonomia do  sujeito.

Publicado

2023-06-27

Como Citar

1.
Pereira IC, Bandeira HMM. Práticas educativas de nutricionistas: perspectivas educativas manifestadas no PSE. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(especial 3 nov):142-55. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7570