A Caderneta da Criança e a terapia ocupacional na atenção básica à saúde

Autores

  • Glenda Miranda da Paixão Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nilzelene Cavalheiro da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Adrine Carvalho dos Santos Vieira Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0002-7134-9926

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Desenvolvimento infantil. Saúde da criança. Terapia ocupacional.

Resumo

A Caderneta da Criança (CC) é um instrumento essencial para a vigilância do desenvolvimento infantil, temática presente nos currículos dos Cursos  de Terapia Ocupacional (TO), profissão que tem na  infância uma importante área de atuação. Porém,  poucos estudos descrevem ações da profissão na atenção primária à saúde da criança. Esta pesquisa  objetivou descrever e analisar as ações e as  atividades de estudantes de TO participantes do  Projeto Multicampi Saúde da Criança à clientela de  mães e crianças, pautadas na CC no contexto da  atenção básica. É quantitativa, descritiva e  retrospectiva, com dados extraídos de 37 diários de  campo. As ações mais encontradas foram consultas  de vigilância do desenvolvimento (27,4%), orientação  (23,6%), educação em saúde e visita domiciliar (12,3%  cada). Mapeamento dos serviços, Programa Saúde na  Escola, grupos terapêuticos, apoio matricial e reuniões de equipe aparecem com menor expressividade. Os  dados corroboram pesquisas que descrevem ações desenvolvidas por terapeutas ocupacionais da  atenção básica e indicam que a CC proporcionou uma gama importante de ações nesse contexto. Observa- se ainda a importância do terapeuta ocupacional na  equipe multiprofissional de atenção à saúde da  criança e a relevância do Projeto Multicampi Saúde da Criança no percurso formativo do discente.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Paixão GM da, Costa NC da, Vieira AC dos S. A Caderneta da Criança e a terapia ocupacional na atenção básica à saúde. Saúde debate [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];46(especial 5 dez):13-21. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7552