Programa Saúde na Escola: desafios da educação em saúde para prevenir Dengue, Zika e Chikungunya

Autores

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar. Educação em saúde. Arbovírus. Prevenção de doenças. Promoção da saúde.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre  estratégias de educação em saúde para  prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya  no âmbito do Programa Saúde na Escola  (PSE), visando à atenção integral à saúde de estudantes do ensino público básico nas  escolas, em parceria com as Unidades  básicas de Saúde. Trata-se de uma pesquisa nacional, oriunda de um projeto  intitulado Arbocontrol, coordenado pela Faculdade de  Ciências da Saúde da Universidade de  Brasília, com apoio do Ministério da Saúde,  com vistas ao combate e controle das  arboviroses decorrentes do Aedes aegypti.  De abordagem qualitativa, este estudo  fundamenta-se no pensamento  foucaultiano de biopolítica. Foram  entrevistados 158 professores e 117  profissionais de saúde, de 16 municípios,  nas 5 regiões brasileiras. Os resultados  indicaram que, na execução do PSE, o saber  comunitário não se incorpora nas ações. O  modelo educacional conteudista estabelece,  a priori, o que deve ser tratado; e a fragilidade na articulação intersetorial  para o planejamento das ações tem  dificultado sua eficácia. A educação em  saúde ainda é entendida como processo  informativo para o autocuidado, fomentado por estratégias biopolíticas de disciplinamento dos corpos dos sujeitos ou  na constituição de suas subjetividades para  o autocuidado, depositando neles a  responsabilidade por sua saúde.

Publicado

2023-06-27

Como Citar

1.
Fernandes WR, Pimentel VR de M, Sousa MF de, Mendonça AVM. Programa Saúde na Escola: desafios da educação em saúde para prevenir Dengue, Zika e Chikungunya. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(especial 3 nov):179-8. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7482