Influência de determinantes socioeconômicos no desenvolvimento motor de lactentes acompanhados por programa de follow-up em Manaus, Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Escolaridade materna. Fatores socioeconômicos.

Resumo

O desenvolvimento infantil é um processo gradual e contínuo dividido em estágios para fins teóricos. Os  fatores intrínsecos e extrínsecos podem influenciar de  modo positivo ou negativo na evolução do lactente.  O objetivo foi avaliar a influência do ensino superior  materno e da renda familiar no Desenvolvimento  Motor (DM) de lactentes. Foram aplicados dois questionários (roteiro de  anamnese e perfil socioeconômico); e, em seguida,  Escala Motora Infantil de Alberta para avaliar o DM  desses lactentes. Para a análise estatística, foram  utilizados dados descritivos e teste Qui-quadrado e  Exato de Fischer, com p ≤ 0,05. O maior grau de  escolaridade materna estava relacionada com a  tipicidade do DM (71,4%, com p = 0,04), em  contrapartida, uma menor renda familiar, apesar de ter apresentado maior percentual em crianças atípicas (51,9%), não demonstrou uma relação significativa  com a atipicidade do DM. Foi observado que, na  amostra, a escolaridade materna possuiu maior  impacto para o adequado DM quando comparado à  renda familiar. Tal fato parece estar relacionado com o  maior grau de instrução materna, o qual implica o  melhor assistencialismo infantil ante cuidados gerais e estimulações. 

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

1.
Lameira AB da C, Furtado MA dos S, Júnior RCF, Fernandes TG, Mendonça ASGB. Influência de determinantes socioeconômicos no desenvolvimento motor de lactentes acompanhados por programa de follow-up em Manaus, Amazonas. Saúde debate [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];46(especial 5 dez):104-13. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7421