Integração das ações do Programa Saúde na Escola entre profissionais da saúde e da educação: um estudo de caso em Belo Horizonte, Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Colaboração intersetorial. Serviços de saúde escolar. Promoção da saúde. Assistência integral à saúde.

Resumo

O Programa Saúde na Escola tem como meta a construção de escolas saudáveis. Estudo de caso, de abordagem qualitativa  com intenção de identificar e compreender  como se comportam, no esforço de integração, profissionais envolvidos no  Programa Saúde na Escola, a partir de sua  inserção nas atividades preconizadas. Após  construção do modelo lógico do programa,  foi realizado consenso com experts para elaboração de matriz de indicadores,  originando roteiro semiestruturado. Foram  realizadas 25 entrevistas, nas Unidades  Básicas de Saúde e Escolas de Ensino  Fundamental, além das Gerências Regionais da Saúde e da Educação. As práticas foram  consideradas multissetoriais, sem soma de  esforços e coparticipação efetiva, sendo  planejadas por um único setor ou  profissional; os gaps existentes são  reconhecidos tanto quanto a importância  do programa; as práticas acontecem com  baixo vínculo entre equipes. A forma fragmentada de perceber os problemas dos escolares dificulta essa integração.

Publicado

2023-06-27

Como Citar

1.
Oliveira FPSL de, Vargas AMD, Hartz Z, Dias S, Ferreira EF e. Integração das ações do Programa Saúde na Escola entre profissionais da saúde e da educação: um estudo de caso em Belo Horizonte, Minas Gerais. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(especial 3 nov):72-86. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7256