Experiências pedagógicas para a construção da interdisciplinaridade em saúde coletiva

Autores

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares. Saúde coletiva. Saúde ambiental. Ensino.

Resumo

Este artigo narra a experiência de uma prática interdisciplinar de pesquisa, ensino e cooperação para a interseção entre saúde, ambiente, produção e  trabalho, a partir da constituição do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) e sua contribuição para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo  Cruz (PPGSP/IAM/Fiocruz). O Lasat foi instituído em  1997, um ano após a criação do PPGSP. Seu grupo de  pesquisadores reconheceu a complexidade dos  objetos de pesquisa e buscou novos marcos  epistêmicos e métodos adequados seguindo a  perspectiva sistêmica e interdisciplinar. O objetivo  deste artigo é apresentar os principais conceitos operativos adotados e os produtos acadêmicos  obtidos. O método foi a análise dos relatos das  experiências dos pesquisadores do Lasat quanto ao  percurso de formação da equipe; projetos de  pesquisa realizados; disciplinas obrigatórias e  opcionais regulares; e atividades de cooperação  significantes. Em todas as atividades, buscou-se  ilustrar como a interdisciplinaridade foi aplicada.  Apresentam-se como resultados o conjunto de  conceitos adotados e alguns produtos acadêmicos  efetivados, concluindo com os desafios de consolidar  a nova área de concentração, ampliar a rede de  cooperação técnico-científica e constituir uma rede  interdisciplinar de suporte para a PPGSP.

Publicado

2023-06-20

Como Citar

1.
Gonçalves GM da S, Santos MOS dos, Gurgel A do M, Costa AM, Gonçalves JE, Gurgel IGD, et al. Experiências pedagógicas para a construção da interdisciplinaridade em saúde coletiva. Saúde debate [Internet]. 20º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(135 out-dez):1238-4. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/6950

Edição

Seção

Relato de Experiência