Tecnologia digital para o enfrentamento da Covid-19: um estudo de caso na atenção primária
Palavras-chave:
Aplicativos Eletrônicos Portáteis, Software de Aplicativos, COVID-19, Infecções por Coronavírus.Resumo
Em países desenvolvidos, a utilização de recursos tecnológicos digitais é considerada uma ferramenta potente para o enfrentamento da COVID-19. No entanto, no Brasil, a implantação destes recursos nas Unidades de Saúde ainda é bastante deficitária e não priorizada pela gestão.O propósito deste trabalho é relatar a experiência de implantação do aplicativo InfoSaude, iniciada em julho de 2020, na Atenção Primária, para a otimização das ações direcionadas ao controle da COVID-19 numa comunidade vulnerável. A definição dos requisitos do aplicativo e dos fluxos operacionais foram obtidos por meio de questionários padronizados para os profissionais de saúde e usuários resultando, em três Macroprocessos: Prevenção, Atendimento e Monitoramento, testados e validados pelos profissionais e usuários e, com interface ao sistema de informação da Unidade. Os resultados encontrados foram: a) Retorno as ações de prevenção com informação à distância; b) Agilização das intervenções pela integração de setores de: Assistência, Laboratório e Vigilância; redução da sobrecarga de trabalho e risco ocupacional com atividades à distância e, c) Melhoria no sistema de informação e capacidade de intervenção precoce à distância. A implantação de recurso tecnológico simples na Atenção Primária é factível contribuindo para a integralidade do cuidado, redução do risco ocupacional e carga de trabalho.
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