Educação Permanente em Saúde: experiências inovadoras em saúde mental na Atenção Básica à Saúde

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Saúde mental. Agentes Comunitários de Saúde. Educação profissional em saúde pública. Práticas interdisciplinares.

Resumo

O processo de articulação da Rede de Atenção Psicossocial é um desafio diário vinculado à assistência integral à saúde e estigmas sobre transtornos mentais, sendo necessário repensar estratégias que intensifiquem a articulação de maneira inclusiva, garantindo acesso a toda a população. Este artigo descreve uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa, utilizando oficinas como método de Educação Permanente em Saúde, apresentando os agentes comunitários de saúde como público-alvo. O objetivo deste estudo é possibilitar a intervenção, implementação e análise dessa metodologia, com o objetivo de promover um espaço de troca, criação coletiva e transformação da prática na produção diária de saúde entre profissionais e usuários com transtornos mentais, pensando sobre o fortalecimento do papel na Rede de Atenção Psicossocial, segundo a Reforma Psiquiátrica. Esta pesquisa promoveu encontros com atividades reflexivas e aprendizagem inventiva que permitiram a 'construção conjunta', partindo de problemas idenficados no cotidiano e construindo juntos a solução comum. Ao construir a solução, este estudo fortaleceu o relacionamento entre as equipes de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial, incentivando esses profissionais a serem uma extensão do Centro de Apoio Psicossocial no território.

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

1.
Cordeiro PR, Mendes R, Liberman F. Educação Permanente em Saúde: experiências inovadoras em saúde mental na Atenção Básica à Saúde. Saúde debate [Internet]. 23º de outubro de 2020 [citado 22º de outubro de 2024];44(especial 3 out):210-22. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/3431