Na ausência de endereço, onde mora a saúde? Determinantes sociais e populações de ocupações
Palavras-chave:
Determinantes Sociais da Saúde. Processo saúde-doença. Saúde pública. Território ocupado. Estratégia Saúde da Família.Resumo
Pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar a influência dos Determinantes Sociais da Saúde no processo saúde-doença de população residente em área de ocupação de Campinas, com enfoque no acesso aos serviços de saúde, habitação (condições de moradia, água e esgoto) e trabalho (emprego e renda). Utilizou-se entrevistas semiestruturadas com moradores e dados secundários oriundos de censo comunitário elaborado por lideranças locais para traçar o perfil sociodemográfico da população em estudo. Os resultados encontrados indicam desigualdades regionais reveladas nesta ocupação, onde a condição de pobreza, miséria, violência, desemprego, falta de acesso a direitos básicos de cidadania determinam a piora das condições de saúde de seus moradores. Conhecer e compreender como Determinantes Sociais da Saúde atuam no processo saúde-doença da população pode contribuir com governos, profissionais de saúde e outros atores sociais, incluindo universidades públicas, a intervir, principalmente com políticas públicas que busquem reduzir o impacto desses fatores e promover a melhoria das condições de vida e saúde dessas populações, vivendo na invisibilidade social, sujeitas a preconceitos e discriminação de diversas naturezas por parte da sociedade em geral.
Palavras chave: Determinantes Sociais da Saúde. Processo Saúde-Doença. Saúde Pública. Território Ocupado. Estratégia Saúde da Família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.