Proteção social e produção do cuidado a travestis e a mulheres trans em situação de rua no município de Belo Horizonte (MG)

Autores

Palavras-chave:

Pessoas em situação de rua. Transexualidade. Violência. Vulnerabilidade social. Política pública.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa objetivou identificar como se dá a proteção social e a produção do cuidado a travestis e mulheres trans em situação de rua nas políticas públicas de saúde e de assistência social no município de Belo Horizonte/MG, a partir da percepção destas pessoas. Os instrumentais utilizados para coleta de dados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas e em profundidade e a técnica do grupo focal. Os dados demonstraram que as entrevistadas conhecem e acessam vários serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entretanto, estes não estão alinhados às suas diversidades e singularidades e (re)produzem violências. A atitude de acolhimento dos profissionais dos serviços apareceu como indicativo de bom atendimento. Porém, foram relatadas situações de violações de direito a que estão submetidas no cotidiano dos serviços. As principais violências relatadas se relacionam aos critérios e regras de funcionamento, à falta de privacidade, discriminação e assédio sexual. Este estudo reafirma a importância e necessidade das políticas e serviços serem pensados e implementados na lógica da construção coletiva, de escuta e diálogo com estes sujeitos de direitos, respeitando as especificidades de suas trajetórias e demandas.   

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Mendes LG, Jorge AO, Pilecco FB. Proteção social e produção do cuidado a travestis e a mulheres trans em situação de rua no município de Belo Horizonte (MG). Saúde debate [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 5º de fevereiro de 2025];43(43 especial 8 dez):107-19. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/2540