Tradução do Conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo

Autores

  • Lucimare Ferraz Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
  • Rui Pedro Gomes Pereira Universidade do Minho
  • Altamiro Manuel Rodrigues da Costa Pereira Universidade do Porto

Palavras-chave:

Pesquisa médica translacional. Serviços de saúde. Pessoal de saúde. Prática clínica baseada em evidências.

Resumo

A implementação das melhores evidencias cientificas nos serviços de saúde ainda não ocorre de forma satisfatória. Diante dessa problemática, o objetivo desse estudo foi investigar os desafios da translação do conhecimento (TC) na área da saúde na atualidade. A metodologia dessa revisão foi desenvolvida de acordo com os propósitos da revisão de escopo. Para tanto, as palavras-chave ‘translational medical research’ e ‘knowledge translation’ foram consultadas nos bancos de dados de periódicos da Pubmed, Scopus e Web of Science. Foram incluídos os estudos publicados a partir do ano de 2008 até abril de 2018. Entre os 1677 estudos encontrados, 839 artigos eram duplicados e 808 não atendiam plenamente ao objetivo desta revisão, assim 20 estudos foram submetidos a apreciação desse escopo. De acordo com as análises dos estudos, o desafio da translação do conhecimento advém, principalmente, da falta de coesão entre a comunidade cientifica e os tomadores de decisões em saúde. Outro fator importante é a inabilidade dos profissionais em traduzir e aplicar novos conhecimentos, além da omissão de apoio e de incentivos das instituições de saúde. Outrossim, essa revisão aborda um corpo significativo de diversos outros aspectos que limitam e/ou dificultam a translação do conhecimento área da saúde.

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Publicado

2020-01-17

Como Citar

1.
Ferraz L, Pereira RPG, Pereira AMR da C. Tradução do Conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo. Saúde debate [Internet]. 17º de janeiro de 2020 [citado 14º de março de 2025];43(especial 2 nov):200-16. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/2231