Construção pedagógica de um curso de especialização para gestores da APS sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde
Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Gestão em saúde, Educação continuada, Universidades, Educação a distância, EnsinoResumen
O presente artigo objetivou descrever a experiência da construção do curso de especialização para gestores da Estratégia Saúde da Família enquanto papel inovador para uma Atenção Primária à Saúde (APS) de qualidade e resolutiva no Distrito Federal. A metodologia orientou-se pelas seguintes etapas: mapeamento de normativas educacionais e de saúde no contexto do governo do Distrito Federal; revisão da literatura sobre o trabalho e as competências gerenciais na APS; e observação in loco das discussões realizadas em eventos da gestão da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Os resultados identificaram as competências e as temáticas a serem trabalhadas durante o curso de especialização a partir da realidade de trabalho desses gestores nos territórios. Com base nos achados, elaborou-se o percurso pedagógico do curso, tendo como base os pressupostos da Educação Permanente em Saúde, articulados ao referencial da ergoformação, às diretrizes da educação a distância na saúde e às bases normativas da APS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.