Saúde coletiva e psicologia social da práxis: um caminho interdisciplinar como metaformação na pós-graduação

Autores

Palavras-chave:

Saúde coletiva. Psicologia social. Processos grupais. Educação de Pós-Graduação. Formação profissional em saúde.

Resumo

Este artigo parte da compreensão de  interdisciplinaridade como modo de operar face às  visões fragmentadas presentes nos processos de  produção e de socialização do conhecimento.  Objetiva compartilhar reflexões que problematizam a  interdisciplinaridade a partir da experiência de  formação acadêmica na pós-graduação de um grupo  de pesquisa cujos integrantes expressam diversidade  de formação e inserção profissional e se debruçam  sobre relações entre políticas públicas, saúde e  necessidades das pessoas. As reflexões foram  elaboradas com base em questões emergentes nos  encontros sistemáticos do grupo, que foi tomado  como estratégia teórico-metodológica, e sustentadas  a partir do diálogo entre saúde coletiva, como campo  de saber e de prática, e psicologia social da práxis,  formulada por Enrique Pichon-Rivière. O eixo  articulador dessa experiência é a formação em  sentido amplo que se manifesta pelo princípio de  indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, i.e.,  aprender-investigar-fazer, e como autoformação em  um processo mútuo e de ação reflexiva, de aprender a aprender. Nesse sentido, argumenta-se que é metaformação e só pode se dar na perspectiva de  diálogos de saberes e interdisciplinares.

Publicado

2023-06-20

Como Citar

1.
Scarcelli IR, Rivera MF de A, Valentim ACM de SF, Lima NP, Martins AA. Saúde coletiva e psicologia social da práxis: um caminho interdisciplinar como metaformação na pós-graduação. Saúde debate [Internet]. 20º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(135 out-dez):1139-50. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/6917