As Ouvidorias do SUS e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma experiência inédita

Autores/as

Palabras clave:

Formação profissional. Ouvidoria dos pacientes. Governança em saúde. Escolas de saúde pública. Gestão de serviços de saúde.

Resumen

O presente artigo relata a experiência da formação de 451 ouvidores, numa parceria  entre a Rede Brasileira de Escola de Saúde  Pública, a Redescola, e a Secretaria de  Gestão Estratégica e Participativa do SUS,  SGEP/MS. Considerada pioneira, a formação foi desenvolvida dentro da lógica de  construção participativa, envolvendo atores  municipais, estaduais e nacionais das  ouvidorias do SUS, instituições/escolas de  saúde pública estaduais, Conselho Nacional  de Secretarias Municipais de Saúde  (CONASEMS) e a Secretaria Técnica  Executiva da Redescola, numa articulação  de governança consertada desde a escolha  dos municípios, a abordagem pedagógica e  as respectivas estratégias de aprendizagem  até a construção do material didático.  

Publicado

2023-06-24

Cómo citar

1.
Souza RMP, Costa PP, Muñoz FGS. As Ouvidorias do SUS e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma experiência inédita. Saúde debate [Internet]. 24 de junio de 2023 [citado 5 de febrero de 2025];46(especial 4 nov):152-65. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/6452