Vozes e fazeres do semiárido: convites à descolonização do campo científico, rumo a outras práxis
Palabras clave:
Agricultura sustentável. Saúde pública. Saúde ambiental. Educação em saúde.Resumen
As fronteiras do capital neoextrativista avançam sobre territórios de populações tradicionais, provocando conflitos socioambientais, agravando a crise civilizatória, ameaçando a sustentação da vida no planeta. A Pedagogia do Território, a práxis acadêmica no Núcleo Tramas, traz pistas para que os sujeitos da Universidade incidam na assimetria de forças presente nos territórios em conflito ambiental. Duas experiências iluminam as reflexões deste ensaio. Na luta pela construção do seu território camponês, as vivências das comunidades de Apodi/RN anunciam a Agroecologia como forma de resistir ao ‘Projeto da Morte’. Por sua vez, o Núcleo de Reflexões, Estudos e Experiências em Agroecologia e Justiça Ambiental revelam o protagonismo das mulheres na construção da Agroecologia e na defesa de seus territórios. Sob a perspectiva decolonial, discutimos nossas bases teórico-epistemológicas, que incitam metodologias insurgentes e fomentam o diálogo de saberes, ressignificando os sujeitos cognoscentes. A mediação entre as vozes dos povos do semiárido e o campo científico da Saúde Coletiva provoca-nos a reflexão: quais são os recados desses povos para a academia? Enquanto ainda buscamos possibilidades, os camponeses já têm, há muito, anunciado a Agroecologia como alternativa para produzir, existir harmonicamente na natureza, promover saúde e resistir aos efeitos da colonialidade.
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