A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania: a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
Palabras clave:
Participação social. Promoção da saúde. Saúde ambiental. Estratégia Saúde da Família.Resumen
O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para a Saúde para Todos’ em uma escola estadual em Porto Alegre, RS. Por meio da experiência descrita, objetivamos discutir sobre as possibilidades de protagonismo do espaço escolar e dos jovens na participação social em saúde. A primeira fase da pesquisa foi baseada em entrevistas com atores chaves, analisadas seguindo o referencial da análise de conteúdo. A segunda fase, objeto deste artigo, foi o desenvolvimento de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidade. A intervenção, guiada pelo referencial da sistematização de experiências, é, em si, resultado da pesquisa. A descrição inicia pela visita à horta comunitária e continua com as oficinas de permacultura, compostagem e plantio, sal temperado, Qigong e argila, teatro, entre outras vivências. Esse conjunto de ações possibilitou a potencialização da escola como espaço democrático convidativo para os jovens, demonstrando a sua importância no exercício da participação social, além de fortalecer a interface entre saúde e educação.
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