Participação universitária em defesa do Sistema Único de Saúde

Autores/as

  • Fernanda Thayná de Souza Pinheiro Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
  • João Paulo Xavier Silva Universidade Regional do Cariri (Urca)
  • Natália Bastos Ferreira Tavares Universidade Regional do Cariri (Urca)
  • Aretha Feitosa de Araújo Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)

Palabras clave:

Participação social. Universidades. Sistema Único de Saúde.

Resumen

Uma das conquistas essenciais da Reforma Sanitária foi a participação social, o principal motor para promoção da igualdade, haja vista que, por meio desta, diferentes grupos na saúde obtiveram voz, preceito valioso da base democrática. No contexto universitário, a temática tem sido incorporada sob diversos aspectos, conformando um ambiente que polariza opiniões e proporciona reflexões que corroboram, ou destoam, os da reforma e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, este estudo teve por objetivo investigar e discutir a participação dos universitários visando à defesa e ao fortalecimento do SUS. Trata-se de um estudo de campo, do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, sendo utilizada uma entrevista semiestruturada para coleta de dados, e o software IRaMuTeQ para o processamento. Para a apreciação, seguiu se a análise categorial temática proposta por Minayo. Observou-se um conhecimento satisfatório quanto à importância da participação social em um contexto de movimentos sociais, porém, a participação ativa não ocorre de forma desejada ainda que seja em conferências e conselhos de saúde. Apesar das fragilidades, vislumbra-se um novo horizonte no qual a universidade seja um espaço que consolide este princípio do SUS.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

1.
Pinheiro FT de S, Silva JPX, Tavares NBF, Araújo AF de. Participação universitária em defesa do Sistema Único de Saúde. Saúde debate [Internet]. 30 de junio de 2022 [citado 5 de febrero de 2025];44(125 abr-jun):504-15. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/2621

Número

Sección

Artículo Original