Representaciones sociales de enfermedad, usos y significados atribuidos a las practices integrativas y complementarias por universitarios

Autores/as

Palabras clave:

Doença. Terapias complementares. Estudantes. Universidades.

Resumen

O objetivo deste estudo foi apreender as representações sociais de estudantes universitários sobre a doença e analisar os usos e significados conferidos às Práticas Integrativas e Complementares pelos mesmos. Visualizar no outro ideias que emergem do seu contexto social pode ser a chave da promoção da saúde e do encontro terapêutico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na Teoria das Representações Sociais. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado. A maior parte dos estudantes declarou estar no primeiro semestre do curso, na faixa etária de 18 a 24 anos e possuir religião. Desequilíbrio foi a palavra mais associada à doença, seguida por dor, enfermidade e tristeza. A massagem foi a prática mais usada. Os estudantes relacionaram as práticas integrativas à produção de benefícios à vida, à saúde e à manutenção ou alcance da qualidade de vida individual. As respostas sugerem que os discentes acreditam na eficácia dessas práticas, considerando-as como objeto para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. Compreender como estudantes pensam a doença e a utilização dessas práticas colabora para atribuir sentidos aos projetos terapêuticos organizados no sistema de saúde, dirigindo-se a atenção para a construção da integralidade do cuidado.

Publicado

2022-05-29

Cómo citar

1.
Coelho MT Ávila D, Carvalho VP de, Porcino C. Representaciones sociales de enfermedad, usos y significados atribuidos a las practices integrativas y complementarias por universitarios. Saúde debate [Internet]. 29 de mayo de 2022 [citado 8 de julio de 2024];43(122 jul-set):848-62. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/1799