PET-Saúde/GraduaSUS na visão de atores do serviço e do ensino: contribuições, limites e sugestões
Palabras clave:
Serviços de integração docente-assistencial. Educação continuada. Educação superior. Políticas públicas de saúde. Desenvolvimento de pessoal.Resumen
Este manuscrito apresenta os resultados de um survey online conduzido com os coordenadores de projetos e de grupos da última edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS, que buscou identificar os resultados alcançados e apontar os limites e as contribuições desta edição na produção de mudanças. O survey foi realizado em março e abril de 2018, com 445 coordenadores, cujos dados quantitativos foram tratados estatisticamente e os qualitativos por análise de conteúdo, dando origem as quatro categorias: As repercussões positivas do PET-Saúde/GraduaSUS; Os aspectos negativos do PET-Saúde/GraduaSUS; A coordenação dos projetos pelo serviço de saúde: ponto controverso; e Sugestões de mudanças. Constatou-se que o PET-Saúde/GraduaSUS contribuiu para o desenvolvimento profissional, ampliação e diversificação dos cenários de aprendizagem, fortalecimento da Atenção Primária e da educação interprofissional nos currículos e beneficiou a comunidade local. Os principais aspectos positivos da edição foram a coordenação de projeto pelo serviço de saúde e os relatos de experiências na comunidade de práticas; já a composição numérica e uniprofissional dos grupos foi apontada como aspecto negativo.
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