Revelar la influencia en el tempo de los contextos social, politico y laboral en el currículo educativo en Salud Pública/Salud Colectiva

Autores/as

Palabras clave:

Saúde pública. Sistema Único de Saúde. Pessoal da saúde. Educação em saúde. Política de saúde.

Resumen

O presente artigo analisa os projetos formativos em Saúde Pública/Saúde Coletiva no Brasil no conjunto  de suas experiências, com destaque para elementos  contextuais, de forma a apontar características e questões centralmente presentes na experiência  brasileira dessa modalidade formativa. Será dada  historicidade ao trabalho e a formação do sanitarista,  pontuando suas contradições, seus alinhamentos e  suas perspectivas. Isso será analisado a partir de  categorias analíticas que representam seis períodos  históricos distintos a partir de 1889: a) conjunção  sócio-político; b) prática do sanitarista; c) projeto  formativo; d) institucionalização e organização da  saúde pública. Um quadro analítico é apresentado e  discutido, a partir dele são apontadas as evidências de mútua influência entre os contextos sócio  sanitários e os projetos formativos e o mundo do trabalho do sanitarista ao longo do tempo. O desafio é fazer uma  formação contra hegemônica ao modelo de produção capitalista e que egressos de bacharelados em Saúde Pública/Saúde Coletiva consigam se inserir e atuar  nessa perspectiva. Fazer adaptações ao projeto  formativo parece válido, no entanto, pode não ser suficiente para mudar as tensões estruturais, já que a  conjuntura política e econômica historicamente tem determinado o ‘para que’, o ‘onde’, o ‘como’ e o ‘para  quem’ o sanitarista trabalha.

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Publicado

2023-06-17

Cómo citar

1.
Viana JL, Gusmão J de O, Marques MC da C, Castellanos MEP, Louvison MCP, Akerman M. Revelar la influencia en el tempo de los contextos social, politico y laboral en el currículo educativo en Salud Pública/Salud Colectiva. Saúde debate [Internet]. 17 de junio de 2023 [citado 14 de marzo de 2025];46(134 jul-set):710-2. Disponible en: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/6164

Número

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