Uma análise do processo de trabalho dos profissionais da saúde e educação no PSE

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde. Promoção da saúde. Trabalho.

Resumo

Estudos trazem contribuições sobre o Programa Saúde na Escola, mas poucos  investigam o processo de trabalho dos  profissionais, a fim de compreender se  existe a conformação de projetos  intersetoriais e integrados ou tecnologias  como mediadoras nas práticas de trabalho.  O presente estudo buscou analisar as  práticas dos profissionais em uma Unidade  de Saúde da Família, em Salvador-BA. Este  estudo de caso, de abordagem qualitativa,  envolveu uma Unidade de Saúde e quatro  escolas. Os procedimentos para coleta de  dados compreenderam entrevistas  semiestruturadas, análise documental e  observação participante. A construção das  categorias de análise ocorreu a partir do  referencial teórico do processo de trabalho  em saúde de Mendes Gonçalves. Os  resultados demonstraram: fragilidades nas  relações de parceria entre os agentes;  percepção do objeto de trabalho pelos  profissionais, predominantemente, como identificação de doenças e saber clínico  preponderante em relação ao saber da  saúde coletiva. As ações de saúde  aproximaram os agentes, mas  apresentaram práticas hegemônicas,  desarticuladas, setoriais, focadas na doença  e executadas, principalmente, por  meio de palestras. Não existem projetos  integrados e intersetoriais ou tecnologia  educacional como recurso auxiliar nas  práticas de trabalho. Os produtos, resultantes da participação de todos, trarão  contribuições para melhor articulação entre os profissionais que atuam nesses espaços.

Publicado

2023-06-27

Como Citar

1.
Gonçalves PDS, Ferreira SC, Rossi TRA. Uma análise do processo de trabalho dos profissionais da saúde e educação no PSE. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(especial 3 nov):87-102. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7610