Almanaque das Emoções para crianças e adolescentes, em época de pandemia

Autores

  • Daniella Teixeira Dantas Gouget Centro Hematológico do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6540-2313
  • Joanna D’Arc Barbosa Bastos Centro Hematológico do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Emoções. Criança. Adolescente. Doença. Pandemias.

Resumo

O contexto da pandemia trouxe agravos à saúde, que atualizam, na subjetividade de crianças e adolescentes em situação de adoecimento, um sofrimento difícil de abordar, mas que precisa ser expresso e elaborado  em prol do fluxo de tratamento. O Almanaque das  Emoções surgiu a partir da preocupação de duas  psicólogas em oferecer, aos seus pacientes – em uma  enfermaria pediátrica de um centro hematológico do  estado do Rio de Janeiro – meios de acesso à  expressão simbólica. O objetivo almejado era dar  lugar de expressão aos afetos que as crianças e os  adolescentes trazem para o contexto do tratamento.  Mediante manifestações simbólicas livres, acredita-se  ser possível representar o que se passa na  subjetividade desses sujeitos com relação aos  seguintes temas: pandemia, vida, mundo,  humanidade, os próprios sentimentos, o tratamento  que faz no hospital, e as mudanças atuais a partir da  pandemia. Dessa maneira, por meio da ferramenta  ‘Almanaque das Emoções’, buscou-se coletar o  material subjetivo da criança e do adolescente durante o contexto da pandemia na hospitalização,  favorecendo o reconhecimento e o manejo das  emoções infantis. A análise do material, por  intermédio da abordagem psicanalítica, tem  favorecido uma maior proximidade à subjetividade  infantil, possibilitando o acolhimento.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

1.
Gouget DTD, Bastos JDB. Almanaque das Emoções para crianças e adolescentes, em época de pandemia. Saúde debate [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 14º de março de 2025];46(especial 5 dez):310-24. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7447