As Ouvidorias do SUS e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma experiência inédita
Palavras-chave:
Formação profissional. Ouvidoria dos pacientes. Governança em saúde. Escolas de saúde pública. Gestão de serviços de saúde.Resumo
O presente artigo relata a experiência da formação de 451 ouvidores, numa parceria entre a Rede Brasileira de Escola de Saúde Pública, a Redescola, e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, SGEP/MS. Considerada pioneira, a formação foi desenvolvida dentro da lógica de construção participativa, envolvendo atores municipais, estaduais e nacionais das ouvidorias do SUS, instituições/escolas de saúde pública estaduais, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Secretaria Técnica Executiva da Redescola, numa articulação de governança consertada desde a escolha dos municípios, a abordagem pedagógica e as respectivas estratégias de aprendizagem até a construção do material didático.
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