Trajetórias compartilhadas: experiências de estudantes, usuários e familiares de serviços de saúde mental em ações de ensino- aprendizagem em saúde

Autores

  • Maria Ines Badaro Moreira Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Palavras-chave:

Saúde mental. Capacitação profissional. Educação em saúde. Usuários.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o protagonismo de pessoas com sofrimento psíquico intenso nas ações de ensino-aprendizagem em saúde componente fundamental de atividades no âmbito do tripé universitário. Este espaço de compartilhamento de saberes sobre saúde mental revela a importância do saber da experiência no espaço acadêmico e também destaca modos de aprender e ensinar sobre as diferentes nuances do viver o sofrimento psíquico intenso em liberdade. Destaca os efeitos destas ações para participantes com ênfase na promoção de debate sobre a luta constante pela garantia de direitos humanos no campo da saúde mental e com isso aponta o engendramento de novas formas de convívio e trocas sociais. Conclui que a experiência de aprender-ensinar sobre o campo da saúde mental com a participação de usuários e familiares vem transformando a concepção de cuidado, de integralidade e o sentido do trabalho em saúde.

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Publicado

2022-06-05

Como Citar

1.
Moreira MIB. Trajetórias compartilhadas: experiências de estudantes, usuários e familiares de serviços de saúde mental em ações de ensino- aprendizagem em saúde. Saúde debate [Internet]. 5º de junho de 2022 [citado 5º de fevereiro de 2025];44(127 out-dez):1189-200. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/3830

Edição

Seção

Artigo Original