Trajetórias compartilhadas: experiências de estudantes, usuários e familiares de serviços de saúde mental em ações de ensino- aprendizagem em saúde
Palavras-chave:
Saúde mental. Capacitação profissional. Educação em saúde. Usuários.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o protagonismo de pessoas com sofrimento psíquico intenso nas ações de ensino-aprendizagem em saúde componente fundamental de atividades no âmbito do tripé universitário. Este espaço de compartilhamento de saberes sobre saúde mental revela a importância do saber da experiência no espaço acadêmico e também destaca modos de aprender e ensinar sobre as diferentes nuances do viver o sofrimento psíquico intenso em liberdade. Destaca os efeitos destas ações para participantes com ênfase na promoção de debate sobre a luta constante pela garantia de direitos humanos no campo da saúde mental e com isso aponta o engendramento de novas formas de convívio e trocas sociais. Conclui que a experiência de aprender-ensinar sobre o campo da saúde mental com a participação de usuários e familiares vem transformando a concepção de cuidado, de integralidade e o sentido do trabalho em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.