PET-Saúde/GraduaSUS na visão de atores do serviço e do ensino: contribuições, limites e sugestões

Autores

Palavras-chave:

Serviços de integração docente-assistencial. Educação continuada. Educação superior. Políticas públicas de saúde. Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

Este manuscrito apresenta os resultados de um survey online conduzido com os coordenadores de projetos e de grupos da última edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS, que buscou identificar os resultados alcançados e apontar os limites e as contribuições desta edição na produção de mudanças. O survey foi realizado em março e abril de 2018, com 445 coordenadores, cujos dados quantitativos foram tratados estatisticamente e os qualitativos por análise de conteúdo, dando origem as quatro categorias: As repercussões positivas do PET-Saúde/GraduaSUS; Os aspectos negativos do PET-Saúde/GraduaSUS; A coordenação dos projetos pelo serviço de saúde: ponto controverso; e Sugestões de mudanças. Constatou-se que o PET-Saúde/GraduaSUS contribuiu para o desenvolvimento profissional, ampliação e diversificação dos cenários de aprendizagem, fortalecimento da Atenção Primária e da educação interprofissional nos currículos e beneficiou a comunidade local. Os principais aspectos positivos da edição foram a coordenação de projeto pelo serviço de saúde e os relatos de experiências na comunidade de práticas; já a composição numérica e uniprofissional dos grupos foi apontada como aspecto negativo.

Publicado

2019-08-20

Como Citar

1.
Magnago C, França T, Belisário SA, Santos MR dos. PET-Saúde/GraduaSUS na visão de atores do serviço e do ensino: contribuições, limites e sugestões. Saúde debate [Internet]. 20º de agosto de 2019 [citado 14º de março de 2025];43(especial 1 ago):4-39. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/1603