Avaliação da implantação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica no estado da Bahia

Autores

  • Anderson Freitas Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-5566-8337

Palavras-chave:

Avaliação em saúde. Atenção Primária à Saúde. Programas governamentais. Médicos de atenção primária. Recursos humanos em saúde.

Resumo

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica foi criado no Brasil, em 2011, para  apoiar a atuação de profissionais de saúde, sob  supervisão, em municípios com carência de  profissionais. Este estudo avaliou o grau de  implantação do programa no estado da Bahia. Foram  realizadas entrevistas semiestruturadas com membros da Comissão Coordenadora Estadual do programa e  utilizadas fontes documentais para a produção dos dados. Os elementos críticos do processo de  implantação foram analisados mediante o uso do triângulo de governo proposto por Matus. O  programa, no estado da Bahia, alcançou 82,39% do  grau de implantação de acordo com o modelo lógico  elaborado a partir das normativas federais. O grupo  de gestão executou as atividades do programa com  êxito, em função de sua capacidade de governo e do  apoio político e administrativo da Secretaria Estadual  de Saúde, ainda que não tenha havido incremento de  recursos financeiros para potencializar os  componentes do programa. Evidenciou-se o  envolvimento dos atores da coordenação da  supervisão e da supervisão médica na tentativa de  reorientar a formação médica, apostando em  dispositivos pedagógicos e outros recursos   educacionais.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

1.
Santana AF, Vilasbôas ALQ. Avaliação da implantação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica no estado da Bahia. Saúde debate [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];42(especial 2 out):203-17. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/845