Qualidade da Atenção Primária à Saúde no Brasil: avanços, desafios e perspectivas

Autores

  • Luiz Augusto Facchini Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Elaine Tomasi Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Alitéia Santiago Dilélio Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Palavras-chave:

Qualidade da assistência à saúde. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Política de saúde. Avaliação em saúde.

Resumo

O ensaio reúne avanços, problemas e propostas sobre a qualidade da Atenção Básica no Brasil, com ênfase  na integralidade do cuidado, expressa na completude  das ações de saúde. Estudos sobre acesso e qualidade  da Estratégia Saúde da Família (ESF)  evidenciam avanços na ampliação das coberturas da  ESF e do acesso da população, na melhoria da  estrutura dos serviços, na provisão de médicos e na  cobertura de ações de saúde. Persistem problemas de estrutura, com destaque para a disponibilidade de  insumos essenciais e de tecnologias de informação e comunicação. Propõe-se a  universalização do modelo de atenção da ESF no  Brasil com garantias de aportes na estrutura dos serviços de equipes completas com médicos,  enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e  Agentes Comunitários de Saúde com dedicação  integral. Programas de educação permanente, institucionalização de práticas de monitoramento e  avaliação em equipes locais e a realização de  ‘mutirões de qualidade’ estimulam a melhoria  sistêmica da qualidade da ESF no Brasil, contribuindo  para a redução das desigualdades em saúde.

Publicado

2023-06-11

Como Citar

1.
Facchini LA, Tomasi E, Dilélio AS. Qualidade da Atenção Primária à Saúde no Brasil: avanços, desafios e perspectivas. Saúde debate [Internet]. 11º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];42(especial 1 set):208-23. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/763