Práticas e conhecimentos parentais: um estudo associativo sobre as aquisições motoras infantis

Autores

Palavras-chave:

destreza motora; conhecimentos, atitudes e prática em saúde; criança

Resumo

O estudo objetivou investigar as associações entre práticas e conhecimentos dos cuidadores e o  desempenho motor de crianças de zero a 2 anos de  idade. Participaram 53 crianças avaliadas com a Peabody Developmental Motor Scale-2. Seus  familiares responderam a dois questionários de  cuidados parentais, a Daily Activities of Infant Scale e  Knowledge of Infant Development Inventory, e um  questionário de nível socioeconômico. Identificaram- se correlações significativas entre desempenho motor  e comprimento (p=0,001) e peso atual da criança  (p=0,005). Em relação às práticas parentais,  correlações significativas foram observadas entre o  desempenho motor e posturas durante a alimentação (p≤0,001), banho (p≤0,001), trocas de roupa  (p=0,024), sono (p=0,035) e no colo (p=0,001), bem  como em brincadeiras tranquilas (p=0,003), ativas  (p=0,024) e oportunidades de passeio (p=0,004) da  criança. A análise de regressão evidenciou que o  modelo com posturas na alimentação, trocas de  roupas e brincadeiras explicou 79% da variância no  desempenho motor (p<0,001). As oportunidades de  trocas posturais durante a alimentação, a higiene do  bebê e brincadeiras ativas, influenciaram aquisições  de habilidades motoras mais sofisticadas nos  primeiros anos de vida.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

1.
Dall’Alba SCF, Zanella LW, Valentini NC. Práticas e conhecimentos parentais: um estudo associativo sobre as aquisições motoras infantis. Saúde debate [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];46(especial 5 dez):114-2. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7407