Repercussões da pandemia da Covid-19 em crianças do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Crianças. Distanciamento social. Covid-19. Aprendizagem. Saúde mental.

Resumo

A saúde mental infantil no contexto da pandemia precisa ser observada com atenção devido a maior  vulnerabilidade emocional dessa população.  Objetivou-se conhecer as questões emocionais e comportamentais vivenciadas pelas crianças durante  o período da pandemia da Covid-19, conforme a percepção dos pais. Buscou-se identificar as  necessidades emocionais e psicológicas das crianças  em idade escolar, matriculadas no Ensino  Fundamental I, com idades entre seis e dez anos, de  duas escolas privadas de um município do Vale do  Caí/RS. Estudo qualitativo, cujas entrevistas foram  realizadas por meio da plataforma Google Meet. Os  dados foram gravados e transcritos, submetidos à  análise de conteúdo qualitativa de Bardin, com auxílio  do QRS NVivo. Os resultados foram  organizados em duas categorias: percepção dos pais  acerca das necessidades emocionais infantis; e  aspectos promotores da saúde mental para as  crianças durante o período de distanciamento social  da pandemia da Covid-19. As crianças estiveram  sujeitas a desenvolver ansiedade, entre outros  comportamentos acionados pelo distanciamento social, tais como tristeza, agressividade e medo.  Porém, estratégias de promoção da saúde,  brincadeiras, passeios ao ar livre, em áreas verdes aos  quais as famílias tinham acesso, e o diálogo adotado  por parte dos pais colaboraram para a promoção da  saúde mental das crianças.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

1.
Romanzini AV, Botton LTJ, Vivian AG. Repercussões da pandemia da Covid-19 em crianças do Ensino Fundamental. Saúde debate [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];46(especial 5 dez):148-63. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/7315