Interdisciplinaridade, interprofissionalidade e diversidade racial na formação antirracista do profissional de saúde: vozes e aprendizados

Autores

Palavras-chave:

Saúde. Racismo. Ensino. Educação interprofissional.

Resumo

Trata-se de relato crítico-reflexivo sobre a experiência de disciplina optativa voltada à formação de profissionais da saúde no combate ao racismo, oferecida aos estudantes de graduação da área de saúde na Universidade de São Paulo, durante a  pandemia de Covid-19. A partir da descrição e da reflexão sobre as atividades de ensino e avaliação propostas, buscou-se  reconhecer e apre(e)nder a contribuição da integração de saberes (interdisciplinaridade), de profissões  (interprofissionalidade) e da diversidade racial no processo ensino-aprendizagem voltado ao combate ao racismo. São  relatadas perspectivas de discentes, monitoras e docentes. A oferta da disciplina, com apoio de convidados, permitiu que o  projeto abordasse o racismo e suas influências na saúde das pessoas negras e estimulou a produção cultural dos estudantes. A iniciativa mostrou-se uma possibilidade de introduzir mudanças na formação dos futuros profissionais de  saúde em prol tanto da integralidade do cuidado quanto da colaboração interprofissional no combate ao racismo.

Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Germani AC, Favarato MH, Oliva IL, Geraldo RM, Oliveira JC de, Ayres JR de CM. Interdisciplinaridade, interprofissionalidade e diversidade racial na formação antirracista do profissional de saúde: vozes e aprendizados. Saúde debate [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];46(especial 6 dez):175-84. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/6951