Discutindo gênero e saúde na formação de residentes de um hospital universitário

Autores

Palavras-chave:

Saúde de gênero. Violência de gênero. Equidade. Educação em saúde. Saúde pública.

Resumo

Este relato visou descrever a experiência vivenciada enquanto docentes convidadas da disciplina ‘Gênero  e Saúde’ do Curso de Pós-Graduação  Multiprofissional em um hospital universitário e  apresentar, de forma analítica, o debate sobre gênero  e saúde realizado em sala de aula a partir de  discussões orientadas pelas docentes. A disciplina foi  ministrada em bloco presencial e não presencial,  sendo este para desenvolvimento de trabalho  avaliativo. Dentre as atividades desenvolvidas em sala,  destacam-se: formulários individuais para  identificação e contextualização sobre a temática,  dinâmica em grupo e em roda expositiva e dialogada.  Nos temas abordados, debateram-se: construção da  feminilidade e da masculinidade; gênero, direito à  saúde e acesso aos serviços; e violência de gênero.  Essa experiência impulsiona a afirmar a necessidade  de ampliação do debate sobre a temática ‘Gênero e  Saúde’ nos espaços de formação, bem como nos  cenários de práticas profissionais.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Assucena B, Colonese C. Discutindo gênero e saúde na formação de residentes de um hospital universitário. Saúde debate [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];46(especial 6 dez):239-50. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/6587