Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS: uma análise das experiências iniciais de avaliação externa

Autores

Palavras-chave:

Acreditação. Defesa do usuário. Avaliação em saúde. Capacitação de recursos humanos em saúde. Participação social.

Resumo

Com base no Curso de Qualificação de Avaliadores Externos para o processo de Acreditação no Sistema Único de Saúde  (SUS), realizado em 2018, o objetivo deste  artigo foi discutir os desafios postos ao processo de formação desses avaliadores,  fundamentado em uma perspectiva da  avaliação participativa, como forma de  contribuir para aperfeiçoamento de  processos dos dispositivos de avaliação  externa e autoavaliação. Para isso,  analisaram-se 33 documentos produzidos  com a prática desses dispositivos no âmbito  do projeto. Na avaliação externa, o  principal desafio consiste em ‘olhar para o  outro’; esse tipo específico de olhar exige  que a Equipe de Avaliação Externa detenha  o domínio sobre os conhecimentos prévios,  competências e atitudes necessárias ao  trabalho, para captar saberes,  intencionalidades e relações, expressos nos  atos de fala dos sujeitos. Na autoavaliação,  o principal desafio consiste em ‘olhar para  si’; tomar a si próprio como objeto de  conhecimento e campo de transformação  requer formas específicas de fazer, visando  ao ganho de qualidade nos processos de  trabalho. Construir uma cultura de  avaliação, em que as informações  produzidas subsidiem a tomada de decisão  é um desafio para as ouvidorias, que pode  ser superado com o Referencial de  Qualidade das Ouvidorias do SUS.

Publicado

2023-06-24

Como Citar

1.
Siqueira SAV de, Fernandes FMB, Motta CT, Wanzeler M da CC, Motta JIJ, Santos JA da S. Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS: uma análise das experiências iniciais de avaliação externa. Saúde debate [Internet]. 24º de junho de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];46(especial 4 nov). Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/131-140