A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática

Autores

  • Monique Azevedo Esperidião Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Lígia Maria Viera-da-Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Pesquisa sobre serviços de saúde. Satisfação do paciente.

Resumo

Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a  participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de  evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais  abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado  dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação  encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens  de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As  respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às  reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de  realização dos inquéritos. 

Publicado

2023-06-03

Como Citar

1.
Esperidião MA, Viera-da-Silva LM. A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática. Saúde debate [Internet]. 3º de junho de 2023 [citado 4º de dezembro de 2024];42(especial 2 out):331-40. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/article/view/1001